Blogia
Imagem Institucional

O papel dos comunicados (2)

A existência de um gabinete de Comunicação é hoje imprescindível em qualquer empresa ou instituição. Sem comunicação não há notícias e sem notícias o trabalho das instituições não é conhecido. Neste sentido, os gabinetes de comunicação são cada vez mais especializados em Imagem e marketing, como forma de competirem num mercado cada vez mais dominado pela espectacularidade e mesmo pelo esdrúxulo.
.
Por outro lado, o papel dos Gabinetes de Comunicação é muito importante quando se trata de contrariar notícias polémicas ou “falsas” que se instalam na opinião pública.

Fornecer o máximo de informação possível, acompanhada da respectiva documentação, enquadrar os assuntos e responder adequadamente é uma obrigação das empresas ou instituições, sempre que uma polémica estala ou está para estalar.

O grande problema é que nem sempre é suficiente. O “escândalo” e muitas vezes os pormenores são privilegiados em relação à verdade dos factos, por razões de mercado ou outras que não irei aqui desenvolver para já.

Nesse sentido, a comunicação institucional nem sempre é bem tratada nem sequer muito bem vista pelos órgãos de Comunicação Social, embora eu concorde que também existe responsabilidade dos primeiros nessa situação.

Uma das grandes preocupações das instituições – que vem sendo encarada ultimamente pelos principais agentes políticos como principal matéria de reflexão – é o papel dos desmentidos e, sobretudo da responsabilização. Não raramente as primeiras páginas dos jornais acusam um político ou uma empresa de “corrupção”, de “fraudes” ou de qualquer outro escândalo, pondo em causa a sua integridade, mas nunca se preocupam em desmentir com o mesmo destaque, mesmo quando os factos provam exactamente o contrário.

Ficam aqui alguns exemplos de uma notícia que fez manchetes e páginas inteiras e cujo desmentido mereceu apenas uma nota “breve” ou uma pequena notícia de rodapé.

"Câmara do Porto exclui reclusos"
"Câmara não realoja família num T3 por ter um filho preso"

0 comentarios